WEB Radio FM.COM

16/11/2010

MANOEL TAVARES DA COSTA MIRANDA



Relíquias da Igreja Positivista do Brasil


Desenho Original da Bandeira do Brasil
Desenho original da Bandeira do Brasil; idealizada por ocasião da Proclamação da República por dois apóstolos positivistas: Miguel Lemos e Teixeira Mendes; pintada por Décio Vilares e apresentada por Benjamin Constant a Deodoro, que oficialmente a adotou pelo Decreto No. 04, de 19 de novembro de 1889.


DIA DA BANDEIRA -19 de NOVEMBRO


Neste dia é festejada em todas as escolas públicas nacionais a mais bela bandeira do mundo, com tudo o que ela significa para nós e nos inspira.
A idéia da criação da FESTA DA BANDEIRA é de MANOEL MIRANDA. A campanha para sua oficialização durou muitos meses e finalmente em 1908 foi decretada pelo governo.
MANOEL MIRANDA - Em sua lápide tumular se encontra a seguinte inscrição:"Republicano histórico e defensor extrênuo da República. Soldado de FLORIANO PEIXOTO., 1873 - 1935.
CRIADOR DA FESTA DA BANDEIRA, MANOEL TAVARES DA COSTA MIRANDA
MANOEL MIRANDA era positivista e dele disse TASSO FRAGOSO: Caráter ilibado. Intransigente no cumprimento do dever. De honestidade modelar. Gastou a vida no serviço da PÁTRIA e da FAMÍLIA.
Nas escolas públicas brasileiras se omite deliberadamente tudo que se refere ao POSITIVISMO para que as novas gerações ignore os dias de glória do POSITIVISMO e tudo de bom que ele legou ao BRASIL e aos brasileiros. É a CORTINA DO SILÊNCIO.



HONRA E GLÓRIA a MANOEL MIRANDA.

O Criador da Festa Da Bandeira.

Manoel Tavares da Costa Miranda,
nasceu no dia 25 de dezembro de 1873,na cidade de  Canguaretama, onde seu pai era juiz. Amigo de Benjamin Constant,alistou-se no Batalhão Acadêmico e recebeu do presidente da Republica,Floriano Peixoto,a promoção para Alfares Honorário, titulo rejeitado pela sua modéstia. Devido a sua vocação patriótica,os brasileiros têm o "dia da Bandeira"; criado pela seu idealismo e prestigio,cuja celebração deu-se pela primeira vez em 19 de novembro de 1908.
      No final de sua vida publica dedicou suas últimas palavras á Canguaretama, citando como o...verdadeiro berço natal,que só viu quando criança. Faleceu em 22 de dezembro de 1935 e foi sepultado no Cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro. Os amigos colocaram em seu túmulo uma lápide com o seguinte texto:Republicano historico,defensor extremo da República.Soldado de Floriano Peixoto.Criador da Festa da Bandeira.Caráter ilibado.Intransigente no cumprimento do dever. De honestidade molecular.Gastou a vida no serviço da Pátria e da Familia.Homenagem de seus amigos.