WEB Radio FM.COM

19/07/2011

O Fandango Cultura da Cidade de Canguaretama/RN






A Sua direita o finado ZÉ Caboré.
 
O Fandango
É um auto popular de origem ibérica que inspira-se nas grandes aventuras marítimas dos portugueses,disseminado em todo o Brasil.Sua denominação varia de uma região para outra, pois no Nordeste e Norte é conhecido como Fandango,no Sul e Leste é denominado Marujada.Fandango no Sul também é dança de pares,sem representação dramática.Em Portugal não há apresentação semelhante,ainda que uma boa parte das cenas seja de origem portuguesa,das narrativas marítimas.No Brasil surgiu no século XVIII, e no Rio Grande do Norte no início do século XIX.
O grupo é formado por uma tripulação de aproximadamente quarenta marujos,entre oficiais e marinheiros.O enredo principal desenvolve-se em torno da velha “Nau Catarineta”,que é atacada por uma tempestade e vaga durante sete anos e um dia.
Perdido e sem comida,a tripulação passa a comer sola de sapatos e,através de um sorteio,o comandante do navio é escolhido para ser trans formado em alimento para os famintos.Durante o momento da aflição acontece um milagre e a tripulação avista terra.
Segundo informações de José Colaço a Antônio Lima,o Fandango de Canguaretama apareceu por volta de 1885,trazido do Pará, por “Seu Tota”,morador da “Gameleira”.Por volta de 1910,foram introduzidas outras“partes” (músicas) trazidas da Paraíba. Anteriormente existia um Fandango em Vila Flor,mas esse acabou,surgindo o de Canguaretama.
O grupo de Canguaretama é formado por uma tripulação de aproximadamente quarenta marujos,entre oficiais e marinheiros.Os personagens se distribuem em duas filas e são os seguintes: Capitão de Fragata, Mestre,Gajeiro,Ração e os Marujos na fila da direita;Piloto,Contramestre,Calafate e Vassoura e os marujos na fila da esquerda. Apenas o Capitão de Mar e Guerra fica no centro e por traz de todos. A apresentação se faz com uma barca,a Nau Catarineta. O enredo principal desenvolve-se em torno da “Nau”,que é atacada por uma tempestade e vaga durante sete anos e um dia. Perdido e sem comida,a tripulação passa a comer sola de sapatos e,através de um sorteio,o coman dante do navio é escolhido para ser trans formado em alimento para os famintos.Durante o momento da aflição acontece um milagre e a tripulação avista terra.
O Fandango era representado no perí odo do ciclo natalino com seus personagens ves­tidos de marinheiros,cantan do e dançando ao som dos instrumentos de cordas,não fazendo uso de instrumentos de percussão nem de sopro.
No grupo de Canguaretama,a princípio eram usados apenas o violão e o cavaquinho,sendo introduzido o banjo em 1953,tocado por Paichicu. A primeira apresentação se dava sempre na festa de Nossa Senhora da Conceição (de 29 de novembro à 8 de dezembro) e se estendia até a festa de Santos Reis.Manoel Francisco de Andrade foi um dos organizadores do Fandango até a primeira metade do século XX,passando para seu filho,Antônio Andrade (Lima).Nos últimos anos do século XX a organização ficou a cargo de Zé de Ná.